Tamanho Fonte

A-AA+

E-mail Marketing de Resultados

A internet tem trazido benefícios únicos ao marketing, como os baixos custos e a maior capacidade para distribuição da informação e mídia para uma audiência mundial. A natureza interativa do marketing digital na internet, em termos de fornecer respotas instantâneas é uma qualidade única do Email Marketing.

Tanto grandes quanto pequenas empresas pode implementar um canal de comunicação através da internet com um web site, loja virtual, blog. Os custos são relativamente baixos e não há limites de espaço e tempo para a propaganda, o acesso é rápido e a empresa fica disponível para o mundo todo. O conjunto de serviços oferecidos pela Foccos permite uma solução completa e integrada com e-mail marketing, garantia de vantagens e benefícios a seus clientes.

Aumente Suas Vendas com E-mail Marketing

O serviço de Envio de e-mails é uma de nossas especialidades. Com softwares exclusivos, que permitem o envio de grande volume de e-mails simultaneamente. Nossos índices de efetividade de entrega, são compatíveis com as melhores ferramentas do mercado. Com o serviço de locação de listas de e-mails segmentadas oferecemos a nossos anunciantes um banco de dados com quase 1 milhão de e-mails segmentados geograficamente e também por atividades.

Já o serviço de Monitoramento oferece em tempo real dados completos sobre cada ação. Relatórios quantitativos informam o número de pessoas que leram e clicaram no e-mail enviado. No relatório qualitativo informamos a lista completa de cliques contendo o e-mail das pessoas que se interessaram, a respectiva cidade e atividade.

Diariamente, recebemos mais de 40 mensagens em nossa caixa de e-mails. Certamente, não temos tempo para ler todas, então, somos obrigados a escolher quais serão as felizardas e quais serão as descartadas. Essa é uma situação comum entre a maioria dos internautas, não importa sexo, profissão, estado civil, faixa etária ou classe social. Recebem uma quantidade enorme de e-mails e são obrigados a escolher o que será aberto e o que será deletado.

Como tomamos esta decisão?

Normalmente, as mensagens descartadas são aquelas que não têm relevância nenhuma para o destinatário. Acreditar que o conteúdo enviado é relevante para todos os contatos de sua lista, simplesmente porque ele é “opt-in”, não é o bastante, é preciso realmente “conhecer” cada um desses contatos para, então, oferecer um conteúdo relevante.

“Conhecer o contato” não significa saber qual classe social, profissão, sexo, idade ou data de nascimento, esses dados são importantes, porém, são apenas características gerais e essas informações ainda não fornecem o material necessário para segmentarmos a abordagem de comunicação.

Quando enviamos uma ação de e-mail marketing, e ela chega na caixa postal do destinatário, o cenário é o mesmo visto por você todos os dias, ou seja, são várias mensagens disputando a atenção do contato. Podemos chamar esse cenário de “concorrência acirrada”, pois a sua mensagem divide espaço com outras dezenas. Para deixar o assunto mais claro, vamos para alguns exemplos práticos do que pode acontecer com uma caixa postal. Lembrando que o objetivo é compararmos a relevância entre as duas mensagens e refletirmos qual delas será descartada:

1. Mensagem comunicando o nascimento do filho do melhor amigo do destinatário x Newsletter em que o destinatário é opt-in.

2. Mensagem com notícias da irmã do destinatário que atualmente mora no exterior x E-mail Marketing promovendo cursos de educação empresarial.

3. Newsletter sobre o mercado financeiro x E-mail Marketing com ofertas de notebooks. Obs.: O destinatário precisa comprar um notebook com urgência.

4. Newsletter sobre medicina, a principal notícia é um novo tratamento revolucionário para o Reumatismo x E-mail marketing com ofertas de eletrodomésticos.

Obs.: O destinatário é Médico Reumatologista. Entregar um conteúdo relevante é a chave para obter sucesso em suas ações de e-mail marketing. Compreender que o contato que faz parte de uma de suas listas é uma pessoa que possui hábitos, preferências e necessidades, e não é apenas o fulano@exemplo.com.br.

Levando em consideração que o contato é opt-in, e costuma visitar o site de sua empresa, precisamos conhecer os seus hábitos, preferências e necessidades:

1. O que o internauta precisa quando acessa o site de sua empresa?

2. Quais são as áreas do site que ele costuma visitar?

3. O que ele deseja obter ao acessar essas áreas?

4. Ele obteve o que queria?

As questões acima são alguns dos muitos “exercícios” que devemos fazer para conhecer quem são, realmente, os destinatários das nossas ações de e-mail marketing. Aliás,a primeira sugestão é mudar a palavra e-mail marketing para relacionamento digital. Assim, as pessoas entenderão o potencial dessa ferramenta e, quem sabe, buscarão conhecer melhor seus contatos, para entregar apenas o que eles desejam receber. Esse é o maior benefício que uma empresa pode proporcionar aos seus destinatários. E sabe quem mais ganha com isso? Você mesmo, pois os melhores resultados fazem a melhor campanha! Pense nisso.

aumente 1000% os resultados com e-mail marketing

O retorno de campanhas de e-mail marketing costuma ser calculado entre 1% e 2%. Isso significa que, para cada 100 contatos enviados, se conseguirá no máximo uma ou duas respostas positivas à sua mensagem. Pouco, se comparado a outras ferramentas de marketing digital.

Por causa disso, muitas empresas acabam adotando a lógica do “quanto mais, melhor”. O negócio é enviar algumas dezenas (ou talvez centenas de milhares) de e-mails para que o retorno compense e gere os negócios esperados.

Só que essa estratégia gera outra consequência: as despesas aumentam, já que o volume de envio é muito alto. Para compensar, as empresas buscam adquirir listas de e-mail (mailings) com o menor custo possível, sem verificar sua origem. E se a própria empresa que vendeu o e-mail produz o banner e também dispara, melhor ainda, pois além de tudo se consegue um desconto pelo “pacote”.

E lá se vão, então, as centenas de milhares de e-mails (que somadas a outras centenas de centenas de milhares de e-mails enviados por outras centenas de milhares de empresas) que se transformam no nosso tão e velho conhecido “spam”.

A lógica perversa desse sistema é que, quanto mais se faz spam, menor tende a ser o retorno. Mas há uma forma mais eficiente de se fazer e-mail marketing. Campanhas capazes de gerar retorno de 5% a 10%, ou seja, de 500 a 1000 vezes superiores à média. Atingir esses patamares é plenamente viável para qualquer empresa, mas exige alguns pré-requisitos.

Então fuja da tentação do spam

Em um primeiro momento, enviar e-mails para milhões de contatos parece ser uma forma rápida e barata de promover sua empresa. Mas quantidade não significa qualidade, principalmente em relação ao e-mail marketing.

Faça os cálculos ao longo do tempo e verá que os resultados tendem a diminuir ao invés de aumentar, pois a grande maioria das pessoas que recebe seus e-mails não tem o menor interesse no que você oferece. Então, é muito provável que elas rapidamente o incluam na lista de spams, tornando seus esforços inúteis.

Direcione sua mensagem

A melhor forma de evitar essa situação é direcionando sua mensagem. Ou seja, em vez de espalhar um e-mail genérico tentando atrair a atenção de todos (ou de ninguém, o que é mais comum), defina qual o perfil do público que você quer atingir e direcione sua campanha com base no interesse desse público. Assim, você aumenta suas chances de que as pessoas se interessem pela sua mensagem.

Retorno proporcional ao valor do investimento

Não há como fugir dessa regra, principalmente em relação à aquisição de listas de e-mail. As empresas que trabalham de forma séria, seguindo as normas da Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemd), com listas segmentadas e obtidas de acordo com o consentimento das pessoas (Opt In), cobram um preço bem maior em relação às listas de spam. O retorno, porém, tende a ser muito mais alto, já que se trata de um público propenso a se interessar pelo que você oferece.

Construa seu mailing pessoal

Uma forma eficiente de aumentar o retorno das suas campanhas é construir sua própria lista de e-mails. Há diversas formas de fazer isso: comprando listas segmentadas como sugerido no item anterior, cadastrando clientes e consumidores, fazendo parcerias com fornecedores, criando promoções.

Este método é mais trabalhoso e demorado, mas o potencial de retorno também é maior, já que a lista é formada por pessoas que conhecem a sua empresa ou têm interesse direto ou indireto em seu segmento de atuação.

Tenha uma estrategia claramente definida

É comum que as empresas se lancem em campanhas de e-mail marketing sem nenhuma estratégia definida. Simplesmente produzem um banner “bem bonito” com a apresentação do produto ou da empresa e pronto. E lá vai o mesmo banner ser divulgado para as mesmas pessoas do mailing toda a semana, até a saturação.

como ditado diz:

Não se pode esperar que saia algum resultado diferente fazendo sempre a mesma coisa. O que você faria se recebesse a visita de um vendedor que toda a semana repetisse exatamente os mesmos argumentos que na reunião anterior?

É por isso que a campanha de e-mail marketing precisa ter uma estratégia. Além do público-alvo definido, é preciso estabelecer as mensagens (argumentos, abordagem, promoções, diferenciais) que você vai apresentar em cada contato (e-mail)

planeje, Faça testes, otimize

Uma das vantagens das campanhas de e-mail marketing é poder avaliar a receptividade de cada ação. Com isso, é possível você testar a abordagem, como por exemplo mudar a linha de assunto, ou o tipo de promoção, e depois verificar qual gerou mais retorno.

Acompanhe os concorrentes

Com certeza você mesmo deve receber dezenas de mensagens de e-mail marketing todos os dias. Estude-as. Veja quais lhe chamam mais a atenção. Entre no site dos concorrentes e inscreva-se para receber suas newsletters. Conhece uma empresa que está tendo muito retorno com e-mail marketing? Inscreva-se para receber os e-mails dela também, analise como são suas campanhas.

Você precisa estar logado para comentar.