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google Analytics

Para se obter uma melhor prática e resultados com o SEO é imprescindível uma interação com o Google Analytics ou algum sistema de função semelhante. A partir desta interação, podemos levantar pontos importantes do projeto, não só de criação como de desenvolvimento. É necessário um layout planejado e sistema já devidamente adaptado para o Google Analytics conseguir ler o site de forma mais precisa.

Entendendo a Navegação do Usuário

Antes de começarmos uma análise de erros do aplicativo, é necessário desvendarmos e entendermos como o usuário navega no site. Desta forma descobriremos se o objetivo do projeto foi alcançado, se o produto Y está tendo o destaque planejado entre outras funcionalidades importantes. Para filtrar os resultados analisados é de grande valia conhecer o público alvo do cliente e saber se é realmente ele que está sendo atingido, como veremos mais detalhadamente dos próximos tópicos.

Páginas de saída

Esta ferramenta é muito importante pois, a partir dela, podemos verificar quais as páginas mais rejeitadas pelo usuário. Podemos filtrar os resultados por navegador, sistema operacional, resolução do computador e etc. Ela é importantíssima para verificarmos incompatibilidades. Muitas vezes o usuário sai de uma página por um conteúdo ruim ou por incompatibilidade com o browser ou sistema. Por exemplo, se uma página especifica que 80% dos usuários que utilizam Internet Explorer 6 acabam saindo, provavelmente ocorre um tipo de incompatibilidade.

Sites de Referência

Outra ferramenta importante, com ela podemos ver a repercussão que o site está tendo na web. Podemos observar quantos visitantes vieram de links variados (redes sociais, banners, citações e outros sites). Caso o site seja citado, por exemplo, em um blog, indica quantos visitantes vieram daquele determinado endereço e podemos simular a navegação destes visitantes. Assim, podemos descobrir se os visitantes deste blog consumiram algo no site ou apenas visitaram, com isso podemos analisar se é válido investir em uma campanha neste site, se ela traria lucros de alguma forma.

Podemos no próprio Google Analytics criar links para campanhas específicas, que faz um filtro extremamente preciso de uma campanha na internet (de banners, por exemplo). Inserindo o link gerado em um banner, você pode analisar onde este banner foi citado e todo impacto que ele causou, filtrando apenas para esta determinada campanha (vendo onde ela foi citada, sites que referenciaram ela e etc).

Mecanismos de busca

Outra ferramenta importante. É a partir dela que saberemos com que palavras os usuários estão chegando ao nosso site (a partir de buscadores) e em que palavras devemos investir. A métrica é bem simples, divide por navegadores e palavras buscadas. Por exemplo, 200 visitas vieram do Google após terem buscado pela palavra-chave “música”. Com isso podemos analisar se a palavra comprada no AdWords foi válida e se existe alguma palavra necessitando uma maior atenção e investimento, não só em anúncios/adwords como em tags e planejamento básico de SEO.

Links diretos

Uma ferramenta importante, porém muitas vezes ‘enganadora’. Com ela descobrimos quantos usuários acessam o site diretamente (digitam o endereço no navegador, sem efetuar busca). De uma certa maneira, é possível visualizar a fidelidade do seu público, após o site se tornar conhecido e bem visitado; porém, para sites menores é um grande risco. Se o site recebe 100 visitas únicas por dia e 90 são links diretos, possivelmente o site esta com página inicial nos computadores da empresa. Casos como este são comuns de ocorrer.

Com esta ferramenta também podemos perceber uma futura queda no site, caso os usuários venham grande parte de links diretos e poucos de buscadores ou indicações. Nestes casos é necessário um maior investimento em SEO e campanhas ou mesmo uma reformulação de conteúdo. Para descobrirmos se este público que acessa diretamente é fiel e não usa o site apenas como página inicial, podemos observar a taxa de rejeição e tempo de permanência dele no site.

Porcentagem de Cliques

Um aplicativo extremamente útil. Sabendo usá-lo, torna-se uma ferramenta poderosa para fazer um levantamento da navegação do site. Esta ferramenta acessa literalmente o seu site e exibe, com porcentagens e números de cliques, onde os usuários clicam ao entrarem no aplicativo. Com isso podemos simular uma navegação perfeita do usuário. Se acessarmos uma página específica, vai sinalizar como os usuários navegam nela. Assim podemos descobrir se o destaque planejado no layout esta realmente sendo eficaz ou descobrir um produto acessado que não tem a atenção merecida no site. As descobertas são inúmeras e varia de acordo com cada projeto. Para esta ferramenta, em especial, é de extrema importância o site estar bem diagramado e dentro das ‘boas normas’ de SEO, tudo auxilia muito na leitura do site.

Considerações Finais

Estas são as principais ferramentas para entendermos como o usuário navega no site, lembrando que existem diversas outras, porém é importante entendermos como filtrar as informações necessárias e a partir disso tirarmos conclusões para aprimoramento do site em todos os sentidos, sistemas, layout e campanhas para divulgação.

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