Oferecer produtos com desconto buscando uma quantidade maior de compradores é uma prática tão antiga quanto o próprio comércio e a sua lógica é cristalina: o comerciante tem uma menor margem de lucro em cada unidade de produto, porém ganha mais no total em razão da maior quantidade de unidades vendidas. Mas porque somente agora essa prática tornou-se um novo segmento de negócios e passou a apresentar um crescimento tão explosivo?
A Internet e a compra coletiva
O que diferencia os tempos atuais é a existência de um novo canal de comercialização e de comunicação chamado Internet. A Internet é a ferramenta que possibilita o acesso a milhares de clientes potenciais de forma ágil e econômica. Vamos voltar vinte anos no tempo e imaginar o negócio de compra coletiva operando. A empresa prestadora desse serviço teria que divulgar as ofertas utilizando os canais tradicionais de comunicação como a mídia impressa, rádio e TV; assim como a mala-direta e eventualmente o telefone. Ocorre que o custo de uma campanha desse tipo seria altíssimo e provavelmente cobriria parte expressiva, senão toda, a receita obtida pela empresa. Sem contar a lentidão dos métodos tradicionais de comunicação que exigiriam a confecção de material gráfico, envio pelo correio, mão de obra intensiva e assim por diante. A principal ferramenta de divulgação dos sites de compra coletiva é o email marketing, sendo que os principais players tem cadastrados em sua base de dados entre 5 e 10 milhões de usuários. O custo de um envio de tamanha mala direta várias vezes ao dia seria assustador e o seu gerenciamento impráticavel. Mas hoje, a realidade é diferente. Com a disponibilidade da Internet essa mesma empresa pode colocar uma campanha no ar em questão de horas, acessando até milhões de clientes cadastrados a um custo unitário insignificante, o que não somente viabiliza, mas torna o modelo extremamente lucrativo.
Como a compra coletiva beneficia os participantes
Além da Internet, existe outra forte razão para o sucesso do sistema de compra coletiva: como toda boa idéia ele é simples e benéfico para todos que fazem parte do sistema: o comprador, o comerciante e o site de compra coletiva. Vejamos quais são os principais benefícios para cada um dos participantes:
Comprador. A possibilidade de adquirir os produtos que deseja com descontos que podem chegar a 80% do valor do bem adquirido.
Comerciante. Alcançar rapidamente um grande volume de clientes, muitos dos quais poderão retornar.
Site de compra coletiva. Ter um bom lucro, ficando com até 50% da receita obtida na venda do produto.
É claro que existem outros aspectos relacionados ao negócio e que podem alterar o quadro acima, mas o fato é que o sistema de compra coletiva é de maneira geral benéfico para os participantes, para o comércio eletrônico e físico e para a sociedade com um todo na medida em que faz a roda da economia girar de forma mais acelerada e lucrativa.
Fonte: http://www.e-commerce.org.br/artigos/compra-coletiva-sucesso.php
3 comentários. Deixe novo
Website Design West Palm Beach Here in Oregon, I’ m surrounded by some of the best salcipety nurseries. They are family- owned and ship all over the U. S. and beyond. (All mail free catalogs, but for Christmas presents, you may need to go online rather than wait for your print versi
Hoje há milhares de sites a melhor forma é ver em agregadores, gosto muito do http://ligaofertas.com.br que reúne todas as ofertas de todos os sites em um único lugar
Ole1 bom dia,Bela mate9ria!!! Somos o primeiro site do cpomra coletiva que reside em Balnee1rio Camborifa (cuppon.com.br). Buscamos fazer o melhor para nossos clientes , com desconto imperdedveis e temos um diferencial de trabalho de outros sites Acessem e confira!!!Abrae7os a equipe do Bolsa de Ofertas .Leandro (Equipe Cuppon)