Gerações X e Y
Até pouco tempo atrás, livros e filmes ainda falavam da Geração X, aquela que substituiu os yuppies dos anos 80. Recentemente, o mercado publicitário saudou a maioridade da Geração Y, formada pelos jovens nascidos do meio para o fim da década de 70, que assistiram à revolução tecnológica. Esses adolescentes da metade dos anos 90 eram consumistas não… de roupas, e sim de traquitanas eletrônicas. Agora, começa-se a falar na Geração Z, que engloba os nascidos em meados da década de 80.
Diferentemente de seus pais, sentem-se à vontade quando ligam ao mesmo tempo a televisão, o rádio, o telefone, música e internet. Enquanto os demais buscam adquirir informação, o desafio que se apresenta à Geração Z é de outra natureza. Ela precisa aprender a selecionar e separar o joio do trigo. Em meio à abundância de informação a qual está exposta, é necessário saber utilizá-la da melhor forma possível. O conceito de Geração Z, mescla-se ao conceito de geração M.
Geração M
A tecnologia e a internet criaram um novo rótulo para os jovens dos dias de hoje, a geração M. Esse novo rótulo surgiu de um estudo da Kaiser Family Foundation em 2005, chamado, “Generation M”. Essa pesquisa foi financiada pela Kaiser Family Fundation e dirigida pela Stanford University. Segundo essa pesquisa a Geração M é aquela que tem capacidade de fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Estamos falando de uma nova geração nascida e/ou criada junto com a internet, jovens na faixa dos 20 anos ou menos, que desdobram seu browser em diversas abas ou janelas, conversam com várias pessoas on-line através do msn, ouvem música no mp3 player ou assistem à TV, tentam estudar ou trabalhar, tudo isso ao mesmo tempo, sem contar o celular que fica por perto na espera de qualquer ligação. Multiplicam suas atenções para acompanhar, ou tentar acompanhar, a intensa velocidade do mundo moderno. Geração Internet, iGeração, NetGen (Net Generation), Geração D (Digital), Geração Agora. Os nomes são diversos, e talvez por essa mesma diversidade que a melhor definição acaba sendo Geração M: multiatarefados, multiconectados, multiestimulados, multi-informados.
1 comentário. Deixe novo
That really cauprtes the spirit of it. Thanks for posting.