Uma pesquisa realizada em 2009 pelo Ibope Nielsen Online revelou que o Brasil conta com 64,8 milhões de usuários de internet com mais de 16 anos. De acordo com a mesma medição, no Brasil o tempo médio de navegação por usuário, no trabalho e em domicílio, foi de 48 horas e 26 minutos em julho, ficando a frente até dos Estados Unidos (42 horas). E com os olhos voltados para esse mercado em expansão, os empreendedores começam a investir na publicidade virtual. O marketing digital é uma das formas mais econômicas e eficazes de se realizar propaganda e aumentar a visibilidade de uma empresa.
Segundo Vinícius Marques da Foccos Tecnologia, empresa especializada em Marketing Digital, entre todas as formas conhecidas de publicidade, o marketing digital está na a lista dos mais econômicos. “Devido à possibilidade de direcionamento para o público-alvo, auto índice de controle sobre a comunicação e mensuração em tempo real essa forma de publicidade vem crescendo e com custos baixos, quando comparamos com os agentes tradicionais de propaganda e comunicação” explica o empreendedor. Para ele deve ser pensada na convergência de todos os canais de comunicação incluído a internet.
“As agências devem planejar ações para seus clientes de forma a integrar a mídia off-line como impressos, jornais, TV, Radio com a mídia on-line e os players digitais, potencializando resultados e otimizando cada vez mais os investimentos. O desenvolvimento empresarial está mudando rapidamente e levando as empresas a se adaptarem a um modelo relacional nas suas estratégias de marketing, sendo que aí entra a internet como o grande instrumento de comunicação”, enfatiza.
Potencial O marketing digital além de comunicar e informar funciona cada vez mais como um instrumento de vendas e relacionamento. Permite uma maior acessibilidade, possibilita a personalização em massa de ações promocionais, e ainda permite quantificar, qualificar, avaliar em tempo real o impacto da estratégia de comunicação no mercado. Vinicius afirma que o marketing digital vem se consolidando cada vez mais no Brasil, no entanto ainda há muito para se desenvolver no mercado brasileiro e principalmente em Uberaba. “Primeiro é importante que o empresário uberabense se conscientize que não é uma questão de escolha. Ou você inicia ações de marketing digital, ou estará comprometendo a sobrevivência do seu negócio a curto e médio prazo. Seja porque seu mercado caminha rapidamente para a Internet, como acontece com o Turismo e Serviços, seja porque seu concorrente tem ações digitais que vão fidelizar tão fortemente os consumidores que não sobrará espaço para você no futuro”, acredita.
Para ele, a internet vive hoje um verdadeiro bombardeio de informação e se os sites corporativos possuírem apenas um bom design com efeitos em muitas vezes sem função definida, isso comprometerá radicalmente os resultados de sua presença na internet. “O que se deve questionar é o que realmente é relevante? O quanto seu site ou sua empresa contribui com informações e conteúdo útil? Qual o relacionamento on-line que sua empresa mantém para geração de novos negócios? O mundo mudou, o nosso País esta mudando, e Uberaba precisa acompanhar isso. Hoje os empresários e a maioria das agências de comunicação uberabenses confundem muito criação gráfica com ações de retorno sobre investimento efetivo.
O que as agências tem feito hoje, é um apanhado dos materiais de mídia impressa, radiofônica e televisiva e adaptado tudo isso para web, o que é equivocado, pois a internet exige uma abordagem especifica e personalizada. Devemos ficar a tento a evolução dos meios, mídias e tecnologia, para usá-los, assim que fosse viável e necessário, a favor de todos, e mais importante, antes que os seus concorrentes tivessem coragem de fazê-lo. A questão é estar atualizado, ter visão e coragem de implementar uma nova ação de Marketing Digital antes de todos, esse é o diferencial competitivo do novo milênio”, ressalta.
O conceito De acordo com Vinícius, “Sumariamente, expõem-se alguns conceitos básicos e ferramentas que o Marketing Digital disponibiliza: Web Site Comercial, Blog, E-mail Marketing, Motores de Busca – Google por exemplo, que detêm 80% de audiência neste canal, as redes sociais, entre alguns outros. Para uma empresa implementar o Marketing Digital, necessita antes de tudo de identificar o público-alvo, isto é, os alvos da comunicação e o resultado almejado, depois identificar onde seu publico potencial esta presente, o que ele esta falando de sua marca e seus produtos e como ele esta falando.Após tatearmos este cenário que poderemos definir estratégias e ações com foco no resultado”.
Vinícius Marques é especialista em Marketing Digital, e desde 2007 está no comando da Foccos, para auxiliar as empresas a conhecerem e a atuar em ações de Marketing Digital, desenvolvendo soluções como web sites inovadores e voltados para os desejos e benefícios do consumidor final, criando e administrando o posicionamento corporativo nas redes sociais, entre outras ações, sempre com direcionamento estratégico com foco no resultado.
A Foccos é uma das empresas de base tecnológica apoiadas pela Universidade de Uberaba (Uniube) por meio da Unidade de Tecnologia e Negócios da Uniube (Unitecne). Segundo a gestora da Unitecne, Raquel Resende, “a Foccos é uma das empresas referência em Marketing Digital não só na região do Triângulo Mineiro, como em outros estados. Os empresários que vislumbrarem as possibilidades e oportunidades que o marketing digital pode trazer para os seus negócios, já estarão um passo à frente junto ao seu mercado consumidor. Não é uma nova “onda”. Trata-se de uma tendência consolidada.”
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