Este post é ilustra a situação de um novo empreendimento online.

Mais no que tange qualquer ação de marketing seja ela off-line (radio, tv, jornal, impressos, revistas, etc…) ou on-line  (mídias sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo…etc…)ainda precisamos desmistificar o pensamento empresarial em relação a qualquer mídia de marketing.

Qualquer empreendimento sem planejamento está fadado ao fracasso ou, no melhor dos casos, a se manter estável, sem crescimento até seu empreendedor se cansar e desistir do negócio.

Quando converso com clientes e outros empresários que querem iniciar um web site, uma loja virtual ou mesmo um blog, procuro, antes de tudo, qual o objetivo principal e saber o que significa para eles ter um empreendimento virtual. Tento mensurar o grau de importância que é atribuído ao projeto virtual em comparação aos empreendimentos físicos que os empresários já possuem, como lojas físicas.

A empolgação por parte de algumas empresas para expandir seus negócios no ambiente virtual é notável, afinal, é um setor que cresce anualmente a taxas que nenhum outro meio atinge. O primeiro pensamento é sempre: “Vamos lucrar muito!”.

Ai então pergunto ao empresário: Você sabe como fará isso?”.

Geralmente, as respostas ficam assim: “tenho muita experiência com meu comércio e agora quero apenas fazer um site para colocar meus produtos na internet”; ou “não pensei muito nisso, mas acho que não deve ser tão difícil assim”.

É verdade que não é mesmo tão difícil, mas se a tarefa não for planejada e não tiver o investimento correto, dificilmente crescerá. Precisamos pensar que atenderemos ao público consumidor de maneira muito mais extensa e nesse ponto, se isso não for levado em conta, certamente estamos fadados a atendê-los de forma amadora, tal qual um camelô, sem base, sem planejamento, sem conhecimento, sem experiência e muito menos credibilidade.

Abrir uma loja virtual ou ter um web site comercial não é tão diferente de abrir uma loja de rua ou de shopping, mas há pontos que merecem muita atenção. A base é a mesma, mas o projeto é diferente, afinal, estamos lidando com muito mais consumidores do que quando falamos em lojas físicas.

Em um ponto físico, há preocupação com cada detalhe: ambiente atraente e convidativo, postura e habilidade dos vendedores para que tenham bom desempenho nas vendas, equipes responsáveis pelo financeiro, administrativo, tributário, compras, marketing etc. Enfim, tudo deve funcionar em prol do crescimento da empresa, certo.

Parece óbvio, mas raramente o empresário age assim quando pensa em abrir sua loja na internet. No ponto virtual, o foco parece sempre ser o “máximo de lucro como mínimo de investimento”. E esse mínimo de investimento muitas vezes impede que a operação virtual rume ao crescimento. O empresário parece não acreditar que esse segmento exige investimentos. E é aí que eu percebo que para ele o negócio virtual não tem tanta importância quanto o seu negócio físico. E isso é preocupante.

Bem, se para ter uma loja física bacana precisa de um ponto legal, precisa de bons vendedores, além de fazer a propaganda de maneira certa para ter resultados, sabe que esse investimento não é baixo e nem único, que consome boa parte da receita da empresa, é contínuo e dá resultado, então eu pergunto: por que então os empresários pensam diferente em relação às mídias sociais? Por que acham que realizar um investimento inicial para desenvolver a loja, não planejar e investir em todas as outras atividades necessárias para o negócio deslanchar é o mais correto a fazer? Quanto é investido em uma boa loja física para que ela comece a dar retorno?

Geralmente as lojas virtuais têm o potencial de serem mais lucrativas que a loja que mais fatura em uma rede física. O empresário até acredita nisso, mas não ao ponto de investir em soluções web, que por sinal tem todo este potencial de faturamento, o mesmo que investe mensalmente para, no mínimo, manter sua melhor loja física funcionando. Mas ainda assim espera resultados melhores. Incoerente, não?

Quanto as empresas gastam com aluguel, funcionários, estoque, fundo de marketing de uma loja física? Bom, se o empresário tem esse número em mãos, sabe a porcentagem que ele representa do faturamento desta loja física.

Certo que na internet também é necessário investir mensalmente uma porcentagem parecida e, dependendo das expectativas, até mais, para fazer o negócio andar e que levará um tempo para a empresa ter de volta o que investiu. Mas também saiba que estará fazendo a coisa certa, ou seja, está se planejando e dimensionando para crescer.

Certamente se o empresário não pensar assim dificilmente crescerá e após alguns meses cansará da brincadeira. Quem não realiza um bom planejamento para fazer os investimentos corretos, terá uma loja virtual que não transmite credibilidade, que não oferece conforto e comodidade, além de produtos e serviços de qualidade.

Se o processo fosse inverso, e o empresário quisesse migrar do mundo virtual para o físico, agindo desta maneira você facilmente perceberia que não abriria uma loja física de qualidade. Você abriria uma banquinha de camelô. Como tenho certeza que o empresário não iria nunca querer isso para sua loja física, por que então iria querer isso para sua loja virtual?

Quando o empresário decidir criar sua identidade na internet é preciso pensar em não deixar a marca da empresa, forte no mundo real, parecer um camelô no mundo virtual.

2 comentários. Deixe novo

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