Estratégias de comunicação tradicionais não servem para comunicação digital

Vimos muitas empresas entrando na onda das mídias sociais com uma cabeça totalmente off-line, adaptando suas estratégias de comunicação para o meio digital, quando o correto seria criar estratégias próprias para o meio. A mensagem é a mesma, a forma precisa ser diferente.

“As regras do marketing tradicional não podem ser aplicadas a comunicação social, por que a mídia social não é marketing de uma plataforma. Pertence aos consumidores”

The Zen of Social Media Marketing de Shama Hyder Kabani

Alguns autores, como o Kabani, defendem que o Marketing está morto, que entramos numa época na qual, este departamento se chamará Departamento de Encontrabilidade. Eu adicionararia Encontrabilidade e Relacionamento.

Encontrabilidade

Encontrabilidade significa usar as mídias sociais para, através do marketing digital encontrar pessoas que já estão falando do seu produto e começar um relacionamento com eles. O princípio é o mesmo do comércio de décadas atrás, no qual o dono de um pequeno varejo ficava no estabelecimento fazendo as vezes de “rainha da Inglaterra”, relacionando-se com os clientes, perguntando por suas famílias e oportunamente mostrando um produto que sabia ser útil para aquele cliente.

O cliente de hoje

O cliente de hoje, é o mesmo de ontem, ao menos no quesito da confiança: a opinião de meus pares sempre é mais importante. Todo dia eu vejo conversas (muitas), que poderiam ser interceptadas por empresas para ajudar na solução de problemas de possíveis prospects, pessoas que talvez não saibam da existência daquela empresa ou que nem imaginam que exista tal solução.

Diferente de você gastar milhões em propaganda de massa e, me arrisco a dizer, não atingir 1% do seu público. Em mídias sociais, bem conduzidas, claro, você pode chegar ao seu consumidor tendo um custo x benefício raramente alcançado em mídias tradicionais.

Você continua entretendo seu cliente, só que sua loja foi para dentro da internet, no site, com depoimentos, vídeos, conteúdos do seu interesse. O relacionamento não mudou de casa, apenas se estendeu para a casa do consumidor. E a tecnologia é a ferramenta que nos permite fazer esse mesmo trabalho, mas em larga escala.

E você, o que está fazendo para achar o seu cliente?

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