Depois de revolucionar as vendas na internet ao criar o modelo de compras coletivas, o Groupon parece ter perdido o fôlego. No segundo trimestre, a companhia registrou prejuízo líquido de US$ 102,7 milhões e se viu obrigada a cortar recurso na área de marketing, informou a Reuters.

Com faturamento de US$ 878 milhões e crescimento de 36%, o Groupon mostrou desaceleração em relação ao primeiro trimestre, quando faturou US$ 644,7 milhões e teve alta de 63%. O prejuízo do segundo trimestre está em linha com o apresentado no período anterior, mas é mais que o dobro dos US$ 36,8 milhões apurados na comparação anual.

As quedas aconteceram ao mesmo tempo em que a empresa contratou mais de mil funcionários e reduziu o investimento na área de marketing para US$ 170,5 milhões – sendo que, no primeiro trimestre, foram US$ 208 milhões. A empresa justifica que 40% de seus assinantes na América do Norte são conquistados por meio de boca a boca, o que em tese dispensa a propaganda.

Mas analistas enxergam riscos no serviço prestado pelo Groupon. O site precisa de muitos funcionários para correr atrás de parcerias e manter o atendimento ao cliente. Em contrapartida, sofre com a concorrência de milhares de sites pequenos e de gigantes, como o Google, que depois de tentar comprar o Groupon lançou seu próprio site de compras coletivas.

Os problemas foram evidenciados depois da capitalização de US$ 750 milhões por meio de uma IPO (oferta inicial de ações, na sigla em inglês) ocorrida em junho deste ano. Na ocasião, descobriu-se um modelo com alto e rápido crescimento, mas tocado por uma empresa não tão eficiente.

Um dos temores é que o Groupon necessite de muito dinheiro para conquistar e manter clientes. Mesmo assim, a empresa viu sua base de cadastrados subir de 83,1 milhões para 115,7 milhões entre os primeiro e segundo trimestres.

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